Seguidores

quinta-feira, 28 de março de 2013

ROMU tira traficante de circulação

                          Quarta-feira dia 27/03/2013 por volta das 17h e 45min, a ROMU 290 em patrulhamento pela rua Delfino E. Almeida nº 1020, Jd Santa Rosa, abordaram um indivíduo em atitudes suspeitas, e em busca pessoal foi encontrado 1 trouxinha de droga, podendo ser maconha e a quantia de R$ 522,00 em espécie. Foi feita pesquisa via Infoseg, e constou em desfavor de Fernando Alves, um mandado de prisão em aberto. Ao ser indagado, sobre a sua residência Fernando ficou nervoso e começou a mentir dizendo vários endereços falsos, o qual gerou desconfiança da equipe, que ao verificar um dos endereços citado o morador informou a verdadeira residência de Fernando. A esposa de Fernando atendeu a equipe e franqueou a entrada na residência, e após vistoriar o guarda roupa do casal, foi encontrado um pote contendo 212 cápsulas, cheias de pó branco, aparentando ser cocaína, mais 21 gramas do mesmo pó e R$ 40,00 em cima do pote. Fernando assumiu a propriedade da droga e disse estar traficando pelo local. Foi dada voz de prisão a Fernando e conduzido ao Plantão Policial, onde a Autoridade ratificou-a por tráfico de entorpecentes e o encaminhou à Cadeia de Jaboticabal.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Guarda Civil Municipal: eles trabalham para garantir a segurança e o bem-estar da população

Quando o assunto é segurança, os guardas civis municipais entram em cena e trabalham para restabelecer a ordem, zelar pelo patrimônio público e garantir a segurança dos moradores de Sertãozinho e do Distrito de Cruz das Posses.
A Guarda Civil Municipal é um órgão do Poder Executivo, criado em maio de 1962, pelo prefeito da época, Egisto Sicchieri, com o nome de Guarda Noturna Municipal.
Mais de meio século depois, evidentemente, muita coisa mudou. A estrutura hoje é outra, o número do efetivo é maior, no entanto, um detalhe continua o mesmo: na hora de vestir a farda azul, muitos sabem da importância do trabalho e das responsabilidades que irão encontrar, seja na parte administrativa, seja nas ruas, atendendo os mais diversos tipos de ocorrência.
“Nós temos diversas atribuições: fiscalização de trânsito com bloqueios em pontos estratégicos, visando o desarmamento, o tráfico de drogas e melhorar as condições de circulação dos veículos; fiscalização em bares; patrulhamento dos bairros e nas escolas municipais e estaduais. Além de cuidar dos prédios públicos e auxiliar os necessitados para o bem-estar da população sertanezina”, pontuou o Cel. João Batista Camargo Jr (esquerda em cima), nomeado como Assessor e que atua em Assuntos de Segurança em Sertãozinho. Ele será o secretário de Segurança, assim que a pasta for criada no Município.
Atualmente, o comandante da GCM é Luiz Gilberto Mancebo (meio em cima); o subcomandante é Márcio Lazaro de Souza Santos (direita em cima) e a corregedora é Marley Aparecida Barroso Lourenço (meio embaixo).
O efetivo da GCM conta com 175 guardas civis, sendo que 21 são mulheres. A estrutura conta com 18 viaturas, 8 motocicletas, coletes à prova de balas, algemas, cassetetes, revólveres e pistolas 380. Todos os guardas civis trabalham armados.
Convém lembrar que, dentro da estrutura da futura Secretaria de Segurança estarão: o Departamento Municipal de Trânsito, que tem como diretor Guelfo Pescuma Junior (esquerda embaixo), e a Defesa Civil, cujo coordenador é Gustavo Coelho da Silva (direita embaixo). (Assessoria de Comunicação da PMS).

Controle-se Guarda!

                   Analisando o artigo “Investigação da inteligência emocional como fator de controle do stress em guardas municipais” de Monalisa Muniz, Ricardo Primi, e Fabiano Koich Miguel. Estudo que segundo os autores “tem como objetivo avaliar a inteligência emocional e o stress em guardas municipais, a fim de verificar se indivíduos com alta inteligência emocional tendem a apresentar menor nível de stress”. Fica claro que os estudiosos enquadram os Guardas Municipais (GMs) na mesma categoria dos Policiais Militares (PMs) neste aspecto, ou seja, na exposição ao risco e como consequência o stress. Alertam para a necessidade da seleção de GMs com “controle emocional”, que definem como “capacidade de perceber, compreender e controlar suas emoções, o que pode propiciar melhor manejo do stress, a fim de administrá-lo de maneira adaptável para si e para o meio em que vivem”.

                   Segundo os autores “o controle emocional é uma das facetas da inteligência emocional, definida como e maneira sucinta, a inteligência emocional consiste na capacidade de o indivíduo perceber, nomear, administrar e compreender a emoção em si e nos outros para utilizá-la de forma a favorecer sua adaptação no meio em que vive”.
            Pois é amigos, precisamos em “ação” nos conhecer ao ponto de sentir, perceber nossos sentimentos, expressar esses sentidos e manter tudo sob controle. É amigos, a atividade policial dos GMs não é nada fácil… e bastante “stressante”…
             Os autores definem stress como o “desgaste geral do organismo ocasionado por alterações psicofisiológicas diante de situações que despertem emoções, tanto boas quanto más, que exijam mudanças. Essas situações constituem fontes de stress chamadas estressores e podem ter causas internas (geradas no próprio indivíduo, criadas e relacionadas ao tipo de personalidade) e externas (eventos que ocorrem na vida da pessoa, podendo ser agradáveis ou desagradáveis)”.
              Afirmam também que GMs e PMs estão expostos a grande stress devido o ambiente que trabalham e a possibilidade de sofrerem violência a qualquer momento e ainda solucionar conflitos sociais com cautela. Alguma novidade amigos?
              Os Autores informam que “participaram da pesquisa 24 guardas municipais que trabalham armados nas ruas de uma cidade do interior do Estado de São Paulo e exercem as mesmas funções que se referem a proteger os civis e o patrimônio da cidade. A faixa etária da amostra varia entre 20 a 50 anos (M = 35,7; DP = 8,6); e o nível de escolaridade, do ensino básico completo ao superior incompleto, sendo 71% do sexo masculino. Do total da amostra, sete (24%) apresentaram stress, estando todos na fase da resistência”.
                De modo geral segundo os estudiosos: não foi encontrada uma relação entre inteligência emocional global e stress. O alto nível de stress parece estar relacionado à capacidade de associar o sentido de cada emoção a outras sensações de outras modalidades sensoriais e também à sensibilidade do sentido emocional nas relações sociais. O baixo nível de stress, por sua vez, está associado à capacidade de perceber emoções em faces e imagens e ao conhecimento emocional. De modo geral, parece que os indivíduos estressados são mais suscetíveis a experimentar emoções com menos interferência do raciocínio.
Pois é, trata-se de o importante estudo que provou pelo ponto de vista cientifico muito do que sabemos nas ruas.
                    Gostaria de parabenizar os pesquisadores pela qualidade do trabalho e de acordo com esta leitura cheguei às considerações que precisamos nos conhecer melhor, saber que sensibilidade tem limite nesta atividade e manter o maldito controle sobre nós mesmos. Não é nada fácil.
GM Bruno Menezes

Homem é preso por furto consumado no Patrimônio Público

                      Um funcionário da prefeitura, no dia 26/03/2013 por volta das13h e 15min, informou que um indivíduo furtou 4 torneiras do bebedouro d'água da Praça Hélio Zanini. Em diligências, o delinquente foi detido nas proximidades e juntamente com ele estavam as rés furtiva. Pela Delegacia do Município foi ratificada a voz de prisão a Antônio C. Gonçalves e encaminhado à Cadeia de Jaboticabal.

terça-feira, 26 de março de 2013

Mais um veículo localizado

                         Por volta das 02h e 45min do dia 25/03/2013, uma guarnição em patrulhamento pelo Bairro Fabro Swerzut, avistaram uma motocicleta Dafra Speed, cor vermelha, placas EHY 4934 de Ribeirão Preto. Após feito pesquisa Via Infoseg, constatou ser produto de furto. Foi acionado o guincho e conduziram a motocicleta ao Plantão Policial, onde foi elaborado o BOPC e recolhido ao páteo Santo André.

Veículo localizado no canavial

                          Através de denúncia anonima no dia 22/03/2013 por volta das 11h e 40min, de que teria um veículo abandonado no meio de um canavial, próximo a lagoa dos Cavalos. Uma guarnição deslocou juntamente com o PTM (Patrulhamento Tático com Motos), onde localizaram o veículo marca Gol , cor branca, placas CJI 6056. Veículo guinchado a Delegacia, onde foi lavrado o BOPC e entregue ao proprietário.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Motocicleta furtada é localizada

                       Diante de uma denúncia, no dia 19/03/2013 por volta das 12h35min, de que tinha vários alunos pela rua Soldado Reginaldo e 2 deles tentando dar partida em uma motocicleta, o qual não conseguiram, abandonando-a ao solo, saíram correndo, tomando rumo ignorado. Foi feita pesquisa via Infoseg, constatou-se ser produto de furto do dia 27/02/2013. A proprietária compareceu no local informando que estava trabalhando próximo dali, momento que percebeu a falta de sua moto. Moto guinchada e apresentada a Autoridade Policial, que registrou o fato e entrega à proprietária.

Indivíduos são presos por roubo tentado em Cruz das Posses

                      Uma guarnição da GCM, no dia 15/03/2013 por volta das 14h20min, recebeu uma informação, de que a casa lotérica, do Distrito de Cruz das Posses, estava sendo assaltada por dois indivíduos Com a chegada da VTR, que avistaram Rodrigo Félix de Oliveira empreendendo fuga, vindo  adentrar a um canavial, onde foi detido e de imediato se entregou. Que, foi feito uma varredura no local e encontrado 1 luva, 1 toca e 1 arma calibre 32 municiado com 6 cartuchos intactos e com a numeração suprimida. Que o menor W.M.S., foi detido com o apoio polícia Militar. Foram conduzidos à Delegacia do Município, onde a Autoridade Policial ratificou a voz de prisão e encaminharam à Cadeia de Jaboticabal.

terça-feira, 19 de março de 2013

Guarda Civil Municipal desfila em apresentação do 24º Batalhão da Saudade

                      O 24º Encontro do Batalhão da Saudade aconteceu neste sábado, dia 16, às 10h30, na Praça 21 de Abril. Participaram do evento integrantes da Banda do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) de Brasília-DF e de Reservistas de todo o Brasil.
                      Na oportunidade, os participantes fizeram uma apresentação oficial e  tocaram alguns hinos da corporação, bem como a apresentação da Escolta à Bandeira da GCM da nossa cidade. O evento, que recebeu apoio da Prefeitura, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, foi gratuito e todos estavam convidados a participar.
                     
SAIBA MAIS......
 
                      A ideia surgiu durante um encontro informal, no final de dezembro de 1989, em uma oficina mecânica em Franca-SP. A proposta, segundo os três reservistas de 1965 do Batalhão da Guarda Presidencial, era fazer uma reunião da turma que prestou o serviço militar, em Brasília, no Batalhão da Guarda Presidencial.
                      A princípio, seria só uma pequena reunião na própria oficina. Uma semana depois, eles começaram a chamar os colegas que serviram no BGP, em 1965, e conseguiram a adesão de um bom número de pessoas. Como a oficina não oferecia espaço para o elevado número de participantes, decidiram, então, fazer a reunião na Cabana da Igreja de São Benedito na mesma cidade, o que aconteceu em 5 de janeiro de 1990.
                      Com 31 reservistas, a reunião marcou a comemoração dos 25 anos da “baixa” da turma de 1965 e tornou-se, oficialmente, o 1.º Encontro do Batalhão da Saudade, nome sugerido e publicado no jornal Diário de Franca, no dia 24 de janeiro de 1990, encontro esse devidamente registrado em ata.

Indivíduos são presos por roubo tentado em Cruz das Posses

                      Uma guarnição da GCM, no dia 15/03/2013 por volta das 14:20hs, recebeu uma informação, de que a casa lotérica do Distrito de Cruz das Posses estava sendo assaltada por dois indivíduos. Com a chegada da VTR, que avistaram Rodrigo Félix de Oliveira empreendendo fuga e veio a adentrar a um canavial, onde foi detido e de imediato se entregou. Que, foi feito uma varredura no local e encontrado 1 luva, 1 toca cd e 1 arma calibre 32 municiado com 6 cartuchos intactos e com a numeração suprimida. Que o menor W.M.S., foi detido com o apoio da polícia Militar. Foram conduzidos à Delegacia do Município, onde a Autoridade Policial ratificou a voz de prisão e encaminharam à Cadeia de Jaboticabal.
      

GCM localiza veículo furtado

                      Em patrulhamento rotineiro, no dia 15/03/2013 por volta das 01:35hs, uma guarnição deparou com um veículo marca Fiat Uno, cor vermelha, placas BZP 2803, que quando o condutor percebeu a VTR se aproximando, evadiu-se e na fuga veio a perder a direção, caindo em um buraco(curva de nível) num canavial, em seguida abandonou o veiculo, não sendo possível a sua captura. Veículo conduzido ao Plantão Policial, onde foi feito BOPC. Foi feito contato junto a CIA da polícia Militar, onde foram informados que a vítima, já tinha feito o BOPM nesta data.

GCM aborda veículo furtado


                      Por solicitação do COP (Central de Operações e Planejamento), no dia 15/03/2013 por volta das 00:35hs, uma guarnição saiu com vistas a um veículo marca VW, santana, cor azul, placas BKF 2401, pois era produto de furto. Que, avistaram e abordaram o veículo pela rua Luiz Pasquini, 581 Jd Santa Rosa, com 3 menores em seu interior, e em revista pessoal foi encontrado com cada um deles uma trouxinha de droga, podendo ser maconha e no interior do veículo 1 chave “MIXA” e 1 toca CD positron. Foram conduzidos ao Plantão Policial, que foi lavrado o BOPC e menores liberados aos genitores.
 

segunda-feira, 18 de março de 2013

Defesa Civil vai acompanhar índice pluviométrico

                     Cinco pluviômetros estão instalados e em funcionamento em Sertãozinho. Os equipamentos fazem a medição do índice pluviométrico ou quantidade de chuva precipitada em determinado período. Os dados coletados serão encaminhados para o Sistema Integrado de Defesa Civil (SIDEC), que fica dentro do Centro de Gerenciamento de Emergência de São Paulo, na capital paulista.
A instalação dos aparelhos foi feita pelo Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), nesta última semana. A medição do índice de chuva será diária e de responsabilidade da Defesa Civil do município, que coordena as medidas.
A implantação da Defesa Civil foi uma iniciativa do prefeito Zezinho Gimenez, já que até o ano passado nenhum tipo de trabalho relacionado ao órgão era realizado na cidade. As ações visam evitar, prevenir ou minimizar as consequências dos eventos desastrosos, bem como assistir as populações atingidas.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Sertãozinho, Gustavo Coelho da Silva, “os pluviômetros foram instalados em lugares públicos e de fácil acesso, o que favorece a coleta diária das medições da quantidade de chuva na cidade”.
 
Os equipamentos estão instalados no Parque Ecológico “Gustavo Simioni”, na Secretaria de Educação e Cultura, no SAMU, no Centro Federal Tecnológico (CEFET) e no Cemitério Cristo Rei. (Assessoria de Comunicação da PMS).

sábado, 16 de março de 2013

ROMU PRENDE MULHER POR TRÁFICO DE DROGAS.


                     Através de denúncia anônima, no dia 13 de março de 2013, por volta das 17:40hs, de que um casal armazenava drogas em seu apartamento, pela rua Delfino E. de Almeida, 1020, Jd Santa Rosa e também comercializavam pelo local. Uma equipe da ROMU, foi até o local e em contato com Francine Laís Moreira, a qual foi indagada sobre os entorpecentes, a mesma foi até seu quarto e trouxe um invólucro plástico contendo 35 cápsulas epeendorf, contendo pó branco, podendo ser cocaína e 5 vazias, uma pequena porção da mesmo substância e a quantia R$ 264,00, Francine disse que a droga pertence ao seu esposo. Conduzida ao Plantão Policial, onde foi ratificada a voz de prisão e encaminhada à Cadeia de Pradópolis.
     
       

sexta-feira, 15 de março de 2013

GCM recupera veículo furtado.

                      Por solicitação do COP (Central de Operações e Planejamento), no dia 15/03/2013 por volta das 00:35hs, uma guarnição saiu com vistas a um veículo marca VW, santana, cor azul, placas BKF 2401, pois era produto de furto. Que, abordaram o veículo pela rua Luiz Pasquini, 581 Jd Santa Rosa, com 3 menores em seu interior, e em revista pessoal foi encontrado com cada um deles uma trouxinha de droga, podendo ser maconha e no interior do veículo 1 chave “MIXA” e 1 toca CD positron. Foram conduzidos ao Plantão Policial, que foi lavrado o BOPC e menores liberados aos genitores.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Veículo furtado localizado na madrugada.

                      Em patrulhamento normal, no dia 14/03/2013, por volta das 01:34hs, uma guarnição deparou com um veículo estacionado na contra mão de direção pela rua André Rossanezi s/n, com os vidros abertos e faróis ligados. Ao vistoriar o interior do veículo, foi encontrado um BOPC de furto do ano de 2012 e através dos dados cadastrais, foi feito contato com o proprietário, que compareceu ao local e juntamente com o Inspetor da GCM, o veículo foi entregue, pois não havia sido feito o Boletim de ocorrência.

GCM verifica ato infracional/tráfico de entorpecentes.

                      Uma guarnição, no dia 13/03/2013 por volta das 18:35hs, recebeu uma denúncia, de que 3 indivíduos estariam traficando pela rua Ten. Hélio B. Oliveira com Elias F. Zogby e que guardavam as drogas em um toldo. Pelo local, foram abordados os delinquentes, com as mesmas características da denúncia e com um deles a quantia R$ 20,00, ao averiguar o local que guardavam o entorpecente, foi localizado um maço de cigarro, com 13 cápsulas epeendorf com pó branco, podendo ser cocaína. O sindicado D. R. F., de pronto assumiu ser o dono da droga, outro indivíduo, ao perceber que a droga foi encontrada empreendeu fuga, vindo a pular dentro de uma creche, nas proximidades, e seguida sendo detido por outra guarnição, informou ser usuário de drogas e que no momento da abordagem estava comprando 2 epeendorf do sindicado. As partes foram conduzidos ao Plantão Policial, onde foi registrado o fato, em seguida liberados.

ROMU captura procurado.

                      Durante uma denúncia de tráfico de entorpecentes, no dia 13/03/2013, por volta das 17:40hs, pela rua Delfino E. de Almeida, 1020. Um indivíduo ao perceber o concurso da VTR, ficou muito assustado. Ao ser abordado, foi realizada pesquisa via Infoseg, onde constou em desfavor de Vanderlei Eustáquio Coelho, um mandado de prisão expedido pelo Fórum Criminal de Sertãozinho/SP. Foi apresentado à Autoridade Policial, que o encaminhou à Cadeia Pública de Jaboticabal.

Romu prende mulher por Tráfico de entorpecentes.

                      Através de denúncia anônima, no dia 13/03/2013, por volta das 17:40hs, de que um casal armazenava drogas em seu apartamento, pela rua Delfino E. de Almeida, 1020, Jd Santa Rosa e também comercializavam pelo local. A guarnição da ROMU 290, foi até o local e em contato com Francine Lais Moreira, foi indagada sobre os entorpecentes, a mesma foi até seu quarto e trouxe um invólucro plástico contendo 35 cápsulas epeendorf, contendo pó branco, aparentando ser cocaína e 5 vazias, uma pequena porção da mesmo substância e R$ 264,00, porém alega que pertence ao seu marido. Conduzida ao Plantão Policial, onde foi ratificada a voz de prisão e encaminhada à Cadeia de Pradópolis.

GCM localiza moto furtada.

                      Pela rua Bartolomeu Sala, 149 no dia 13/03/2013, por volta das 08:15hs, uma guarnição da GCM recebeu uma informação, de que uma moto estava jogado no meio de um terreno e tratava-se de uma moto marca Honda, cor azul, placas DHB 6857 de Sertãozinho-SP. A vítima informou que sua moto foi furtada no dia 08/03/2013. Foi guinchada à Delegacia do Município, onde foi feito BOPC e a moto foi devolvida à proprietária.

Menor é detido por roubo.


                     Por determinação do COP (Central de Operações e Planejamento), no dia 12/03/2013 por volta das 13:10hs, uma VTR deslocou-se à rua Roberto P. Borgatto, Jd Liberdade, onde a vítima informou que foi abordada por um indivíduo, que a derrubou no chão, ameaçando-a, dizendo que estava armado com uma arma de fogo, ainda levou sua motocicleta. Que, um casal que estava em outra moto seguiu o menor, pois tomou rumo ao Jd Santa Marta, e viram que ele abandonou a motocicleta e seguiu para o Condomínio Aragão. A guarnição, em patrulhamento com vistas ao fato, logrou em abordar o menor V. C. S., que confessou ser o autor do roubo e que iria vender a motocicleta por R$500,00. Todas as partes, bem como a motocicleta foram conduzidas à Delegacia, onde foi lavrado o BOPC. O menor foi apresentado ao Promotor da Infância e encaminhado à Jaboticabal.

terça-feira, 12 de março de 2013

GCM prende por Embriaguez/ falta de habilitação.


                     Uma VTR estava em deslocamento para Sede da GCM, no dia 10/03/2013 por volta das 11:55hs, quando depararam com um cidadão que estava com dificuldades de dirigir seu veículo, onde ao engatar a marcha ré, bateu fortemente em uma tubulação de esgoto. Ao ser abordado, o condutor desceu do veículo, totalmente sem condições de parar em pé, aparentando estar embriagado, dizendo que os documentos estavam em dia, porém não tinha carteira de habilitação. Foi conduzido ao Plantão Policial, onde foi ratificada a voz de prisão e arbitrada uma fiança que foi satisfeita.

Mais um veículo localizado


                     Uma VTR em patrulhamento pelo Bairro Campo Belo, no dia 09/03/2013 por voltas das 23:30hs, encontraram um veículo marca VW Gol, cor prata, placas CIZ 9199 Ribeirão preto, pela Av. Eliseu Tamião, fizeram a pesquisa via infoseg constatou ser produto de furto. Veículo apresentado à Autoridade Policial, onde tomou as providências.

Veículo localizado e objetos apreendidos.


                       Um veículo foi localizado no dia 09/03/2013, por volta das 09:10hs pela rua Pedro Zardo, 185 Jd Paraíso II, por uma guarnição da GCM. Que, fez a pesquisa via Infoseg e constatou ser produto de furto e com a autorização da proprietária da casa, a guarnição encontrou no interior da residência,  vários produtos (roupas masculinas e femininas, joias, bijuterias, 6 celulares de várias marcas, 8 relógios, várias chaves, 1 kit furadeira Bosch, 2 CPUs, todos sem notas fiscais, bem como a quantia de R$ 1.350,00 e 25 dólares). Porém, o veículo tinha sido furtado em 02/11/2012, foi localizado, entregue ao proprietário, não tendo dado baixa no sistema. Todos objetos e veículo foram encaminhados ao Plantão Policial, onde foi lavrado o BOPC.
 


Veículo furtado localizado no Jd Jamaica.


                     Em patrulhamento de rotina, no dia 09/03/2013 por voltas das 08:10hs , uma guarnição deparou com um veículo marca VW Gol, cor vermelha, placas CAV 8716 pela rua Angelo Bisson, 175, com o vidros abertos, caracterizando ser produto de furto. Feito contato com o proprietário, o mesmo alegou que seu veículo tinha sido furtado. A vítima compareceu ao local e conduziu o veículo ao Plantão Policial, onde foi elaborado o BOPC.

Homem é preso por furto qualificado tentado.


                     Uma guarnição juntamente com o PTM (Patrulhamento Tático com Motos), no dia 08/03/2013 por volta das 15:45hs, surpreenderam Robson Pedro Lopes desenroscando 1 manômetro de auto clave (patrimônio nº 68610), no interior de um próprio municipal, também estava com o indiciado uma sacola contendo 2 terminais de alta pressão e 1 pistão de motor. Pelo local, também foi notado pelo responsável uma porta arrombada, bem como a falta de 1 botijão de gás e 1 bomba de sucção, que não foram encontrados. Indiciado conduzido ao Plantão Policial, onde o delegado ratificou a voz de prisão e o encaminhou à Cadeia de Jaboticabal.

Nosso lema é servir e preteger.


GUARDA CIVIL MUNICIPAL

SERTÃOZINHO-SP

FONES 199 E 153

DISQUE DENÚNCIA 0800-7730-345


-ESTAMOS 24 HORAS À DISPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO SERTANEZINA E DE CRUZ DAS POSSES.

-NOSSO LEMA É PRESTAR UM SERVIÇO RÁPIDO E DE QUALIDADE, CASO QUEIRA FAZER ALGUMA DENÚNCIA, VOÇÊ NÃO PRECISA SE IDENTIFICAR.

sexta-feira, 8 de março de 2013

MULHERES NA POLÍCIA.


Curiosidades:

                            A presença da mulher na história da polícia no Brasil é recente; Em 1955, Jânio Quadros então governador de São Paulo, encarregou o diretor da Escola de Polícia, Walter Faria Pereira de Queiroz, de estudar a criação em São Paulo de uma polícia feminina. 

                            Nascia assim, na Guarda Civil de São Paulo, a primeira Polícia Feminina do Brasil, pioneira também na América Latina, sendo-lhe atribuídas as missões que melhor se ajustavam ao trabalho feminino conforme as necessidades sociais da época: a proteção de mulheres e jovens. Em 26 de maio do mesmo ano, publicou-se o Decreto 24.587 , o qual relacionava os requisitos para o ingresso no Corpo Especial. Dentre as 50 candidatas, 12 foram selecionadas para a Escola de Polícia, para um curso intensivo de 180 dias. Um fato curioso é que de acordo com o primeiro regulamento, as mulheres recém incorporadas à Força estavam proibidas de se casar por 05 anos.

Menor é encaminhado ao NAI por tráfico.


                       Em patrulhamento normal no dia 08/03/2013, por volta das 01:30hs uma guarnição da GCM depararam com um adolescente, que ao perceber que ia ser abordado, tentou fugir dispensando algo ao solo. Ao ser abordado nada foi encontrado, porém ao verificar o que havia dispensado, tratava-se de um saco plástico, que continha 23 cápsulas com pó, aparentando ser cocaína. O menor E. W. S. Foi apresentado À autoridade Policial, onde no posterior encaminhado ao NAI (Núcleo de Atendimento Integrado) de Ribeirão Preto.

Casal é preso por tráfico na Vila Áurea.


                     Uma denúncia anônima no dia 07/03/2013, por volta das 16:20hs, levou a ROMU 290, juntamente com uma equipe da DISE, até a rua Sebastião Gonçalves, 153, onde estaria chegando uma certa quantidade de drogas. Que, ao adentrarmos a residência, Jonathan V. Alencar , jogou um pano em cima do telhado e tentou se evadir. No interior da casa foi encontrado a quantia de R$ 120,00 e na boca de Francisca E. S. Ferreira (sua amásia) a 1 pedra, aparentando ser crack. No guarda roupas tinha 4 celulares, 1 GPS e um tablet. Ao verificar o pano, notaram que tinha 56 epeendorf com pó, aparentando ser cocaína e com Jonathan tinha R$ 177,00. Foram conduzidos ao Plantão Policial, onde foi ratificada a voz de prisão ao casal, e foram encaminhados às Cadeias de Jaboticabal e Pradópolis.

Meliantes são presos pela GCM, após cometer roubo.


                      No dia 07/03/2013, por volta das 12:50hs, dois indivíduos entraram em um estabelecimento, pela rua Humberto Ortolan, pelo bairro Alto do Ginásio, e anunciaram um assalto e subtraíram da caixa registradora a quantia de R$183,00, evadiram rumo ao Jd. Paraíso. Uma guarnição da GCM, após colher informações, procederam patrulhamento, e defronte ao residencial Vitória Park, localizaram os dois meliantes, que ao serem abordados foi encontrado com Pedro Henrique Ribeiro 1 simulacro de pistola calibre .380 e o menor V. C. S. O dinheiro do roubo. Que, de pronto confessaram ter praticado o crime. Foram conduzidos à Delegacia do município, onde foi ratificada a voz de prisão, onde Pedro Henrique foi recolhido à Cadeia de Jaboticabal e o menor ao NAI (Núcleo de Atendimento Integrado) de Ribeirão Preto.

GCM homenageia o Dia Internacional das Mulheres.

MULHER
 
Elas sorriem quando querem gritar
Elas cantam quando querem chorar
Elas choram quando estão felizes
E riem quando estão nervosas
Elas brigam por aquilo que acreditam
Elas levantam-se para a injustiça
Elas não levam “não” como resposta quando acreditam que existe melhor solução

Elas andam sem novos sapatos
Para suas crianças poder tê-los
Elas vão ao médico com uma amiga assustada
Elas amam incondicionalmente
Por isso tudo viva a mulher 
Não somente no dia 08 de março
Não somente no segundo domingo do mês de maio
Mas sim, viva a mulher todos os dias todas as horas todos os minutos e todos os segundos

Porque a mulher é
sempre mulher todo o tempo.

quinta-feira, 7 de março de 2013

HOMENAGEM AO NOSSO QUERIDO GCM AKIO.


Homenagem dos amigos e familiares a nosso querido Otávio Akio Fujimoto, aqui deixou esposa, três filhas, uma neta e centenas de amigos.

Era por muitos chamado de Akio, pela amada neta Riccari de “Dudu”, pelas filhas carinhosamente de “gordo”.

Nasceu em 10 de fevereiro de 1952, na cidade de Guaraçaí-SP, mudou-se para Sertãozinho em 1975, entrou na Guarda Civil em 1992, onde permaneceu até o final do ano de 2012. Aposentando-se este, não deixou de nos visitar, mesmo doente, porque amava a corporação e os amigos com o qual conviveu muitos anos.

Dedicado no trabalho, competente, honesto, amigo fiel. Talvez por se dedicar aos outros tenha esquecido um pouco de si próprio.

Nossa Corporação está em luto e não ousarei evidenciar nesta hora a dimensão de tamanha separação. Nesta hora prefiro dizer que a missão foi cumprida, pois sob a égide da disciplina e do trabalho foram todas as suas filhas criadas. Choramos, porque choramos, mas Deus sabe bem que no coração dos que amam, bem no âmago há uma sensação de reconhecimento, de gratidão, de satisfação imensurável. Sim ficará um vazio, uma carência física. Sim como negar? Mas, também ficará uma referência comportamental espetacular de alguém que mesmo nas horas mais difíceis, mesmo no hospital fazia a gente rir.
 
Despedidas doem, arrebatam a alma. Confiemos naquele que diz: “Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que crê em mim, ainda que esteja morto viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá eternamente. E como disse , com grande sabedoria, Rui Barbosa: a morte não extingue, transforma, não aniquila, renova, não divorcia, aproxima.
 
Chegou a hora. Agora ele está ao lado de Deus Pai. Aqui ficamos familiares e amigos convictos de que sua passagem na terra foi semente boa plantada em terra fértil. Missão cumprida querido Akio.

Eterna será a saudade que vamos sentir de você, a sua lembrança será o nosso conforto, o seu exemplo será compensado por Deus. Agradecemos por tudo que fizeste por nós em vida.

ROMU tira uma traficante de circulação.


                      Mediante denúncia anônima, no dia 06/03/2013 às 17:20hs, de que uma mulher branca, com shorts jeans e blusa branca estaria vendendo drogas pela rua José de Melo Lima, e que a drogas estava escondida dentro de uma caixa de força. Com a chegada da ROMU 291, avistaram Débora M. Pinto com as mesma características da denúncia e ao ser abordada, com o apoio de uma guarda feminina, foi encontrado em seu bolso a quantia de R$ 210,00 e no local que provavelmente estaria a drogas, localizaram uma “bolsinha” com 24 eependorf contendo ser cocaína. Foi conduzida ao Plantão Policial, onde foi ratificada a voz de prisão e Débora foi encaminhada à Cadeia de Pradópolis.
 

Veículo furtado localizado pela GCM.


                       Informados via COP (central de operações e planejamento), no dia06/03/2013, por volta das 10:45hs, de que um veículo Corolla, cor prata, placas ATS 9059 estaria defronte a uma residência desde o dia 05/03/2013, uma guarnição da GCM , chegou ao local e após pesquisa via Infoseg constatou-se que era produto de furto pela cidade de Guatapará, no dia 05/03/2013. Veículo guinchado à Delegacia do Município e no posterior Páteo Santo André.
 

Delinquentes são preso por tráfico no Condomínio Aragão.


                       No dia 06/03/2013, por volta das 10:15hs durante patrulhamento de rotina a ROMU 291 deparou com dois indivíduos, onde Danilo S. Bitencourt guardava em seu bolso 15 trouxinhas de droga, aparentando ser maconha e 1 eependorf,  com Jean M. Ferreira não tinha nada, porém informou que havia dinheiro e drogas em sua residência. Que, em contato com a genitora de Jean, ela pleiteou a entrada da guarnição, e lograram em encontra um pote pequeno, contendo R$ 60,00 e 10 eependorf, aparentando ser cocaína. Foram apresentados à Especializada DISE, onde foi ratificada a voz de prisão aos indivíduos, e encaminhados à Cadeia de Jaboticabal.


Mais um tráfico em Cruz das Posses.


                     Através de denúncia anônima no dia 03/03/2013 por volta das 22:20, de que um indivíduo estaria traficando drogas pela rua Antônio Zeca, 238, A ROMU 290 deslocou-se até o local e deparou com um delinquente com as mesmas características conforme informações do denunciante e após abordá-lo e em revista pessoal, nada foi encontrado, porém ao verificar no local indicado pela denúncia, localizaram 7 trouxinhas de drogas, aparentando ser maconha. Ao ser indagado sobre a droga disse que teria mais em sua residência, no quintal perto da janela do quarto, onde foi encontrado mais 16 trouxinhas e 2 munições calibre 22, bem como embalagem para drogas, 50 gramas de bicarbonato de sódio e R$ 37,00. Diante dos fatos, foi conduzido ao Plantão Policial, onde a voz de prisão foi ratificada pela Autoridade Policial.

terça-feira, 5 de março de 2013

Mais um veículo furtado localizado pela GCM.


                      Por solicitação do COP (central de patrulhamento e operações), no dia 02/03/2013, por voltas da 08:45hs, uma guarnição deslocou-se a estrada de terra que liga os bairros Liberdade e Ouro Preto e localizou um veículo marco VW Gol, placas BZP 4826, cor branca. Que, feito a pesquisa via Infoseg, contatou-se produto de furto. Veículo guinchado ao Plantão Policial, onde foi feito o BOPC, foi encaminhado ao Páteo Santo André.

Veículo localizado pela GCM.


                     Uma guarnição encontrou um veículo estacionado defronte a uma residência, no dia 01/03/2013 por volta das 21:05hs, onde segundo denúncia estaria há algum tempo. Feito pesquisa via Infoseg, constatou-se que o veículo Monza, de cor marron, placas JDY 1820 era produto de furto, foi guinchado ao Plantão Policial, onde foram tomadas as providências e veículo devolvido ao proprietário.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Veículo recuperado e meliantes são presos.

                      No dia 02/03/2013 por volta das 08:20hs, uma guarnição da GCM, deparou com um veículo pela rua Tácio Mancini s/nº Jd. Santa Rosa e após fazer pesquisa via Infoseg, constatou-se ser produto de furto durante a madrugada, ainda os meliantes furtaram do interior do veículo 1 celular, 1 toca cds e 1 caixa de som, danificaram a lataria e pintura, e ainda deixaram na ignição 1 chave “MIXA”. Com apoio da ROMU 290, através de denúncia anônima, lograram em encontrar 2 delinquentes, que praticaram o furto, bem como as rés furtiva. Conduzidos vítima, veículo, objetos ao Plantão Policial, onde foi ratificada a voz de prisão aos meliantes Fernando Borges da Costa e Willian Borges da Costa, e encaminhados à cadeia de Jaboticabal.
 

domingo, 3 de março de 2013

Romu prende por Direção perigosa/embriaguez em Cruz das Posses.

                      Durante a “Operação Saturação”, no dia 01/03/2013 (sábado) por voltas das 16:45hs, pela rua Floriano Peixoto, 670.  A ROMU 291 recebeu uma informação de que um veículo trafegava em “alta velocidade, promovendo manobras perigosas, colocando em riscos as vidas de transeuntes.” Pelo local, depararam com o veículo estacionado e Daniel Lima Gonçalves, prontamente se apresentou sendo o proprietário e o condutor do veículo, porém estava alterado, agressivo, exalava forte odor etílico, andava cambaleando e olhos vermelhos. Veículo e condutor foram conduzidos ao Plantão Policial, onde foi ratificada a voz de prisão por Embriaguez ao volante, sendo conduzido à Cadeia Pública de Jaboticabal.
 

sexta-feira, 1 de março de 2013

GCM CRIA P.T.M PATRULHAMENTO TÁTICO COM MOTOS

                     Desde o início do mês de janeiro, o novo Comando da GCM implantou uma nova modalidade de patrulhamento preventivo: o Patrulhamento Tático com motos (PTM).
                     Contando com uma frota de 6 motocicletas, às quais estavam ociosas no páteo da GCM e agora acrescidas de mais 4 motocicletas que foram devolvidas pela Polícia Militar, o referido grupamento tem por finalidade a atuação preventiva nas áreas comerciais de nosso município, focando a segurança dos comerciantes e da população que se utiliza desses locais para efetuar sua compras.
                      Em que pese o curto período de atividade, o trabalho já tem sido alvo de elogios por parte da comunidade, principalmente devido à ostensividade e presença constante dos GCMs, graças à mobilidade e rapidez de deslocamento proporcionada pelas motocicletas. Gradativamente a área de abrangência do patrulhamento tem sido aumentada, beneficiando assim uma parcela maior da comunidade sertanezina.
 


Mais um porte ilegal de arma de fogo em Cruz das Posses.


                      Em patrulhamento pela zona rural no dia 28/02/2013 por volta das 09:00hs, uma vtr da GCM, deparou com Élvis D. P. C. Castro, que ao avistar a vtr, retirou da cintura uma arma e dispensou numa vegetação. Após ser abordado, foi feita uma varredura no local e foi localizado um revólver TAURUS calibre 38. Indagado, confessou que a arma pertencia a seu irmão Elton, que no dia 26/02 último havia praticado o homicídio pelo Distrito, disse ainda que tinha uma arma em casa, a qual a guarnição logrou em encontrá-la, sendo um revólver calibre 32, com seis cápsulas intactas. Foi dada voz de prisão ao indivíduo e pela especializada DIG foi ratificada pela Autoridade Policial. Elvis foi encaminhado à Cadeia Pública de Jaboticabal.

GCM desencadeia "OPERAÇÃO SATURAÇÃO".

                    
Desde o último dia 26 de fevereiro a GCM está desencadeando no Distrito de Cruz das Posses uma intensificação do Patrulhamento preventivo, com o objetivo de proporcionar aos munícipes mais tranquilidade e sensação de segurança.

Diariamente viaturas da ROMU estão sendo deslocadas para Aquele Distrito, visando apoiar e reforçar o efetivo local. A permanência é por tempo indeterminado.

Nesse período foram apreendidas 4 armas de fogo, sendo uma carabina calibre 22, dois revólveres calibra 32 e um revólver calibre 38, além de várias munições e entorpecentes (65 cápsulas de cocaína, 231 pedras de crack e 337 gramas de maconha). 3 indivíduos foram presos em flagrante delito.
Salienta-se que tal produtividade só foi possível graças à participação e apoio da comunidade, que anonimamente tem denunciado atos ilícitos. Qualquer informação pode ser transmitida pelos fones 199 e 0800-7730345, não havendo necessidade de identificação do denunciante.