Seguidores

terça-feira, 19 de março de 2013

Guarda Civil Municipal desfila em apresentação do 24º Batalhão da Saudade

                      O 24º Encontro do Batalhão da Saudade aconteceu neste sábado, dia 16, às 10h30, na Praça 21 de Abril. Participaram do evento integrantes da Banda do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) de Brasília-DF e de Reservistas de todo o Brasil.
                      Na oportunidade, os participantes fizeram uma apresentação oficial e  tocaram alguns hinos da corporação, bem como a apresentação da Escolta à Bandeira da GCM da nossa cidade. O evento, que recebeu apoio da Prefeitura, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, foi gratuito e todos estavam convidados a participar.
                     
SAIBA MAIS......
 
                      A ideia surgiu durante um encontro informal, no final de dezembro de 1989, em uma oficina mecânica em Franca-SP. A proposta, segundo os três reservistas de 1965 do Batalhão da Guarda Presidencial, era fazer uma reunião da turma que prestou o serviço militar, em Brasília, no Batalhão da Guarda Presidencial.
                      A princípio, seria só uma pequena reunião na própria oficina. Uma semana depois, eles começaram a chamar os colegas que serviram no BGP, em 1965, e conseguiram a adesão de um bom número de pessoas. Como a oficina não oferecia espaço para o elevado número de participantes, decidiram, então, fazer a reunião na Cabana da Igreja de São Benedito na mesma cidade, o que aconteceu em 5 de janeiro de 1990.
                      Com 31 reservistas, a reunião marcou a comemoração dos 25 anos da “baixa” da turma de 1965 e tornou-se, oficialmente, o 1.º Encontro do Batalhão da Saudade, nome sugerido e publicado no jornal Diário de Franca, no dia 24 de janeiro de 1990, encontro esse devidamente registrado em ata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário