Seguidores

quarta-feira, 27 de março de 2013

Controle-se Guarda!

                   Analisando o artigo “Investigação da inteligência emocional como fator de controle do stress em guardas municipais” de Monalisa Muniz, Ricardo Primi, e Fabiano Koich Miguel. Estudo que segundo os autores “tem como objetivo avaliar a inteligência emocional e o stress em guardas municipais, a fim de verificar se indivíduos com alta inteligência emocional tendem a apresentar menor nível de stress”. Fica claro que os estudiosos enquadram os Guardas Municipais (GMs) na mesma categoria dos Policiais Militares (PMs) neste aspecto, ou seja, na exposição ao risco e como consequência o stress. Alertam para a necessidade da seleção de GMs com “controle emocional”, que definem como “capacidade de perceber, compreender e controlar suas emoções, o que pode propiciar melhor manejo do stress, a fim de administrá-lo de maneira adaptável para si e para o meio em que vivem”.

                   Segundo os autores “o controle emocional é uma das facetas da inteligência emocional, definida como e maneira sucinta, a inteligência emocional consiste na capacidade de o indivíduo perceber, nomear, administrar e compreender a emoção em si e nos outros para utilizá-la de forma a favorecer sua adaptação no meio em que vive”.
            Pois é amigos, precisamos em “ação” nos conhecer ao ponto de sentir, perceber nossos sentimentos, expressar esses sentidos e manter tudo sob controle. É amigos, a atividade policial dos GMs não é nada fácil… e bastante “stressante”…
             Os autores definem stress como o “desgaste geral do organismo ocasionado por alterações psicofisiológicas diante de situações que despertem emoções, tanto boas quanto más, que exijam mudanças. Essas situações constituem fontes de stress chamadas estressores e podem ter causas internas (geradas no próprio indivíduo, criadas e relacionadas ao tipo de personalidade) e externas (eventos que ocorrem na vida da pessoa, podendo ser agradáveis ou desagradáveis)”.
              Afirmam também que GMs e PMs estão expostos a grande stress devido o ambiente que trabalham e a possibilidade de sofrerem violência a qualquer momento e ainda solucionar conflitos sociais com cautela. Alguma novidade amigos?
              Os Autores informam que “participaram da pesquisa 24 guardas municipais que trabalham armados nas ruas de uma cidade do interior do Estado de São Paulo e exercem as mesmas funções que se referem a proteger os civis e o patrimônio da cidade. A faixa etária da amostra varia entre 20 a 50 anos (M = 35,7; DP = 8,6); e o nível de escolaridade, do ensino básico completo ao superior incompleto, sendo 71% do sexo masculino. Do total da amostra, sete (24%) apresentaram stress, estando todos na fase da resistência”.
                De modo geral segundo os estudiosos: não foi encontrada uma relação entre inteligência emocional global e stress. O alto nível de stress parece estar relacionado à capacidade de associar o sentido de cada emoção a outras sensações de outras modalidades sensoriais e também à sensibilidade do sentido emocional nas relações sociais. O baixo nível de stress, por sua vez, está associado à capacidade de perceber emoções em faces e imagens e ao conhecimento emocional. De modo geral, parece que os indivíduos estressados são mais suscetíveis a experimentar emoções com menos interferência do raciocínio.
Pois é, trata-se de o importante estudo que provou pelo ponto de vista cientifico muito do que sabemos nas ruas.
                    Gostaria de parabenizar os pesquisadores pela qualidade do trabalho e de acordo com esta leitura cheguei às considerações que precisamos nos conhecer melhor, saber que sensibilidade tem limite nesta atividade e manter o maldito controle sobre nós mesmos. Não é nada fácil.
GM Bruno Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário